Páginas

1 2 3 4

Trindade

“Quem me dera ao menos uma vez entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”

A frase acima foi retirda da música “Índios” do grupo Legião Urbana.
O bom dessa frase é que ela expressa algo em que muitos acham impossível existir e outros, embora acreditem, não conseguem explicar.

Mateus 28:19
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Acreditamos em um Único Deus, constituído de Deus (o Pai), Jesus (o Filho) e o Espírito Santo. Para ficar mais clara a essência de Deus, vamos olhar um pouco para nós:

Gênesis 1:26
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”

O Ser Humano por ter sido feito à imagem e semelhança de Deus, herdou essa natureza Trina, sendo assim, a melhor forma de entender a Trindade de Deus é olharmos para nós mesmos.
A trindade do homem:
Nós somos constituídos por Corpo, Espírito e Alma. Para ficar mais claro definiremos cada um:
  • Corpo: É o nosso espaço físico. Nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são as nossas portas para interagir com o mundo a nossa volta.
  • Espírito: Já faz parte do nosso espaço metafísico (a palavra está sendo usada no sentido de “além do físico”). O Espírito está relacionado com a nossa mente, ou seja, nossa razão, nosso pensar. O Espírito é assim responsável por nossas decisões, nossas análises do que é certo e errado, com base nas consequências de cada atitude nossa.
  • Alma: Também englobada pelo metafísico, é o âmago do Ser Humano. A Alma é o centro de nossos sentimentos: amor, raiva, medo, ansiedade e etc. A Alma é a nossa essência.

Obs.:Apesar de bem próximos, não podemos confundir Alma e Espírito

Hebreus 4:12
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Hoje em dia muitos de nós temos nos preocupado somente com o nosso corpo ou então somente com o nosso espírito (a nossa inteligência). Não estou dizendo que a preocupação com o corpo e com o espírito sejam erradas, muito pelo contrário, são muito importantes. O que nós não podemos deixar é de cuidar da nossa Alma.

Gênesis 2:7
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

A nossa Alma é oriunda de Deus, ela anseia pelas coisas de Deus, pela Paz e pelo Amor de Deus. Assim como um filho que sente falta da presença dos pais que o ama, a nossa Alma sente-se vazia se não estiver perto de Deus, o seu criador, o seu Pai.

Salmos 42:2
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

A Alma, por ser o âmago do Ser Humano, influencia no propósito do Corpo e do Espírito:

* Somente quando a nossa Alma está ligada a Deus é que em nosso Corpo pode ser cumprido o propósito de Deus: Fazer o nosso Corpo ser Templo do Espírito Santo

I Coríntios 6:19
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

*A nossa Alma ligada a Deus transforma para melhor o nosso Espírito

I Coríntios 2:16
"Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."



{Que esta postagem venha não só esclarecer como é possível que Deus seja ao mesmo tempo três, mas que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Dele, para vivermos segundo o Seu Amor e Propósito.
O tema é abrangente e caso haja alguma dúvida, algo que você não concorde ou queira adicionar, deixem como comentário.}


I Tessalonissences 5:23
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Paz!
=]
Ler Mais

Sofrimento

2 Crônicas 7:14
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”


Começamos pedindo desculpa aos leitores do blog pelo longo tempo que estamos sem postar.

Essa é a primeira mensagem desse ano, um ano que começou com muitas tragédias. Pelo que eu me lembre esse ano eu ainda não acompanhei um jornal que não trouxesse como principal manchete a morte e destruição causada sejam pela chuva, terremoto e outros acontecimentos.

Com certeza todos nós ficamos triste com tantas coisas que tem acontecido, mas algo que mais me chamou a atenção é o que fica na cabeça de algumas pessoas, que se perguntam: Por que Deus permite tanto sofrimento?

Algo que eu escutei no sábado (06/2) e foi muito útil para esse mensagem é a entrevista de Anne Morrow Graham Lotz, filha do pregador Billy Graham, exatamente sobre esse tema. No caso, o fragmento completo você pode ler nesse endereço: [ http://joaocruzue.blogspot.com/2007/07/filha-de-billy-graham.html  ]. Não irei transcrever o texto todo, por uma questão espaço, mas o ponto chave dessa entrevista é o fato dela dizer: “Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?”

São muitas pessoas que não acreditam em Deus ou que perdem a fé por questões como essa. “Onde está o Deus Todo Poderoso em momentos como esse?”

Ele está, com certeza, entristecido em ver como a sua nação se desviou do Seu propósito, se entregou aos prazeres momentâneos, restringiu a sua visão ao agora e que, mesmo sendo ela quem se afastou do Pai, procura motivos para dizer que Ele é o “problema”.

A inversão de valores atingiu o nível espiritual. Hoje em dia, Deus tem sido Julgado por nós. Ele TEM que nos dar o que nós pedimos, Ele TEM que me fazer ficar rico, Ele tem que realizar todos os meus sonhos, independentemente das consequências que eles tenham. Se Deus for bonzinho, fazendo as minhas vontades, ai sim Ele vai ser um Deus Todo Poderoso, se Ele não fizer vou procurar motivos para provar que Ele não é poderoso e nem existe...

Deus permite que muitas coisas aconteçam para que nós possamos perceber que NÃO SOMOS NADA SEM ELE! Ele é o ÚNICO que pode cuidar de sua nação.

É impressionante também que nossos corações estão tão duros, que nós só pensamos em ajudar ao próximo quando acontecem tragédias como essa. Por exemplo, quantas pessoas pensavam em ajudar ao Haiti anteriormente, mesmo já sendo tão pobre antes do ocorrido?!

Mesmo com tantos alagamentos, quantas são as pessoas que continuam jogando lixo nas ruas e depois reclamam apenas do governo, sem lembrar-se de sua contribuição?

Assim somos nós, esquecemos que a maior fonte de sofrimento é oriunda exatamente de nossas atitudes, pois mesmo podendo ajudar alguém que muitas vezes está ao nosso lado, necessitada, estamos preocupados SOMENTE conosco!

Deus enviou o Seu Filho unigênito para nos ensinar sobre o Amor, não apenas de palavras, mas de vivenciar. E o que nós fizemos?

Marcos 15:13


“E eles tornaram a clamar: Crucifica-o.”


Nós causamos o sofrimento daquele que veio trazer a Paz.


Deus é Deus acima de Tudo! A sua promessa feita em 2 Crônicas 7:14 ainda vale nos dias de hoje, nós precisamos voltar a nossa face para Deus, agir como Deus quer que nós ajamos. Não levará a lugar algum ficarmos culpando Deus e não assumirmos que fomos nós quem deixamos Deus de lado, e só temos lembrado Dele quando precisamos colocar a culpa em alguém e, claro, não seria em nós mesmos!

Ainda há tempo...



Isaías 64:4


“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.”

Paz!
=]
Ler Mais
 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010