Páginas

1 2 3 4

Faça a Diferença!

Atos 16: 25 ao 29
“25 - E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 - E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
27 - E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, concluindo que os presos já tinham fugido
28 - Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
29 - E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.”

Esse é um texto bastante conhecido, porém existem ensinamentos que talvez nós não tenhamos notado dessa passagem.
Os versículos anteriores nos contam que Paulo e Silas foram presos por libertar uma jovem que estava tomada por um espírito que a usava para prognosticar eventos futuros, gerando lucro para os donos da jovem, pois ela era uma escrava.
A prisão, porém, não era uma prisão “normal”, Paulo e Silas foram TORTURADOS, como mostram os versículos 23 e 24.
Tendo isso em mente, podemos entender a primeira lição:

I) Não se afaste de Deus por causa de problemas!
At. 16: 25
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”

Apesar de tantas punições imerecidas que Paulo e Silas receberam, eles continuaram Orando e Adorando o nome de Deus!
Todos nós passamos por problemas, mas o que deve está em nosso coração, para que nós não abandonemos a FÉ, é o que diz :

I Coríntios 10:13
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Ninguém passa por um problema que não possa suportar! O problema é que nós não conhecemos a nossa capacidade e preferimos transferir a culpa para Deus!


II) Seja uma boa influência!
At. 16: 25 e 28
25 – “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”
28 – “Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.”

No final do versículo 25, podemos ver que Paulo e Silas não se envergonharam de seguir Jesus, eles oravam e adoravam sem se preocupar com a opinião dos outros.
Não devemos nos envergonhar Daquele que deu a vida por nós, mesmo que a nossa volta só existam pessoas que não acreditam ou até mesmo não conhecem Deus.

Não devemos ser influenciados, e sim influentes, de forma que passemos aos outros os princípios de vida que Deus nos ensina!

O versículo 28 nos mostra como a essa boa influencia funciona. Naquele momento, todos os presos poderiam ter fugido, mas não fugiram! Lembrando que ali haviam ladrões, assassinos, pessoas aproveitadoras e etc. Porém, eles não agiram conforme a velha natureza, eles aprenderam com Paulo e Silas e perceberam o que é uma vida de relacionamento com Deus, uma vida não de tirar proveito das pessoas e das situações, mas sim uma vida de forma CORRETA!

Eles aprenderam mediante a influência de Paulo e Silas, assim como tantas pessoas podem aprender conosco se agirmos segundo aquilo que verdadeiramente Deus nos ensinou!


III) Seja uma luz no mundo!
At. 16: 28 e 29
28 - “Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.”
29 – “E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.”

Pelas leis romanas, se um preso fugisse (qual fosse o motivo) a vida do guarda responsável era exigida no lugar. Tirar a própria vida era o meio de evitar o horror dos castigos e a humilhação.

Naquele momento o guarda pensou que TUDO estava perdido, que não restaria outra solução se não a morte.

A vida daquele homem estava como a cela, estava escura (o versículo 29 diz que ele precisou de luz para que pudesse ver os presos e o versículo 25 nos informa o horário).
A voz de Paulo trouxe a esperança de volta ao carcereiro. A gratidão do carcereiro fica clara no versículo 29:
“...todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.”

Hoje em dia, a nossa volta existem inúmeras pessoas que estão passando por essa situação que o carcereiro passou! Elas estão sem esperança, achando que não há outro caminho se não a morte ou outras fontes que parecem aliviar os problemas momentaneamente e geram problemas maiores posteriormente!
É nossa missão falar para essas pessoas que há uma solução!

Que Deus não se ausentou em meio aos terremotos que estamos passando, mas Ele está bem ali, do nosso lado, pronto para dizer:

“Vá em frente um pouco mais, isso logo vai passar!”






Mateus 9:13
“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”


PAZ!
=]
Ler Mais

Falam, mas não agem!

Texto base: Mateus 23: 3 - 5
(será copiado durante a postagem)

Atualmente o evangelho verdadeiro que Jesus ensinou tem levado duros golpes proferidos por homens que querem ser mais que Deus. Mais aclamados, mais sábios e até mais santos.
No texto Jesus fala para a multidão a respeito dos fariseus, cujas características vão ser claramente identificadas com alguns que hoje em dia, assim como eles, DIZEM seguir a Jesus Cristo.

Versículo 3
"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;"

Os “fariseus modernos” são pessoas que se dizem seguidoras dos passos de Jesus Cristo, porém são seguidores apenas de palavra e não de ação. Eles sabem os ensinamentos que Jesus deixou com o ideal de que vivêssemos melhor nesse mundo, mas não praticam.
Existe uma substancial diferença entre conhecer e praticar a palavra de Deus, assim como é muito grande a diferença entre saber quem é Jesus e andar com Jesus.

Versículo 4
“Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;”

Passou a Páscoa e pude notar que muitas culturas promovem a auto-penitência como referência ao que Jesus Cristo passou por nós. O que não se encaixa é que Ele fez isso exatamente para que nós não fossemos mais propriedade da morte, ou seja, para que tivéssemos vida em abundância. Morte e vida que vai muito além do que nossa mente pode alcançar.

Muitos desses homens tem se achado tão santos que podem ordenar homens a fazerem aquilo que eles acham certo, esquecendo de analisar a luz da Bíblia aquilo que Jesus disse que é o correto, o que O agrada.

Existem alguns fardos que hoje em dia os homens tem se especializado em colocar sobre os ombros alheios, dois deles:

  • O fardo do dinheiro, onde as bençãos são proporcionais a quanto o membro da na igreja!
Mesmo que Deus diga que o importante quando damos é o nosso coração, pois as bençãos de Deus não podem ser compradas, existem aqueles que tentam dos mais diversos modos fazer com que as pessoas dêem cada vez mais, sem se importar com o coração daquele que esta dando.

  • O fardo dos misticismos, onde Deus só se manifesta quando há gritaria, imitações de animais citados na Bíblia, rodopios, porta disso, cimento daquilo e até mesmo povo que se diz de Deus querendo trazer a pessoa amada em 7 dias!
Mesmo que Deus diga que o culto deve ser praticado com ordem e decência. Mesmo que a maior manifestação de Deus em nós seja o Amor a Ele acima de tudo e o amor ao próximo como a nós mesmos, existem muitas pessoas que inventam modismos com a única intenção de atrair novos membros, que depois deverão continuar carregando esse fardo que em nada aproxima o homem de Deus, apenas o distancia!

Versículo 5


“E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,”

Nesse versículo Jesus deixa claro quais são as intenções desses homens: Eles não estão interessados em seguir os ensinamentos de Deus, eles simplesmente querem o reconhecimento dos homens.


A nossa meta não deve ser essa. Antes, o nosso alvo deve ser Cristo, viver segundo os princípios que Ele nos ensinou. Não precisamos ser reconhecidos pelos homens e nem precisamos alterar aquilo que Jesus veio nos ensinar, afinal:

Mateus 23:8
“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.”




João 3:30
"É necessário que ele cresça e que eu diminua."


Paz!
=]
Ler Mais
 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010