“Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.”
Às vezes nós olhamos a nossa volta e acabamos pensando se Deus realmente se preocupa com todos, sem exceções, e se Ele realmente tem o controle de tudo o que acontece. Este pensamento geralmente decorre de tantas coisas que parecem estar tão erradas que não acreditamos que um Deus que é Amor esteja no controle.
Um exemplo clássico desses pensamentos é quando tocamos no assunto de tantas pessoas que passam fome, logo pensamos como será que um Deus de Amor poderia deixar tantas crianças, tantas pessoas, como é o caso da África, morrerem sem alimentos.
Um grande erro na questão é que a pergunta a ser feita não é: “Por que Deus permitiu?”, e sim: “Por que NÓS permitimos?”
A tarefa do Criador foi cumprida com grande êxito, pois a produção de alimentos mundial é suficiente para suprir toda a população do planeta. E por que isso não acontece? A culpa não é de Deus, a culpa é do homem, que cada vez mais procura nos bens materiais o âmago do seu amor.
Mateus 24:12
“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”
O egoísmo e a falta de Amor ao próximo foram alertados por Jesus Cristo e as suas conseqüências também. Não é que o Poder de Deus seja limitado e Ele não possa interferir no rumo que as nossas escolhas nos levam, é exatamente para que a gente reflita para onde as nossas escolhas tem nos levado que Ele permite as conseqüências, sejam elas quais forem. Deus não é um Deus que promova o sofrimento para nos ensinar algo, somos nós quem fazemos escolhas que nos levam por um caminho mais “espinhoso” e como Deus transforma maldição em benção (Deuteronômio 23:5 ), Ele usa essas escolhas para nos ensinar.
- Lucas 10: 30 ao 34 fala de um exemplo de demonstração de amor ao próximo.
Como entenderíamos o que é AMAR ao próximo de verdade se não houvesse pessoas que nos fazem perceber que o que pra gente ainda seria pouco, não passa de excesso?
Tentar “culpar” Deus é apenas uma tentativa de minimizar o verdadeiro culpado: NÓS! O caminho de dor, egoísmo e materialismo que a humanidade tem trilhado só mostra o quão pobre nós somos daquilo que realmente pode nos mudar e nos fazer enxergar: O AMOR!
Jesus veio exatamente para pregar esse Amor ao próximo e nos fazer enxergar que existem pessoas necessitadas e que sofrem a nossa volta, exatamente para que nós, tanto os que sofrem quanto os que podem ajudar, possamos aprender o que é o verdadeiro amor ao próximo.
Ele morreu na cruz apesar de só ter feito e falado do Bem. Essa morte não foi para que hoje nós fiquemos ricos e MUITO MENOS para ser usada para tirar dinheiro das pessoas ( II Pedro 2:3).
Seguir a Deus verdadeiramente é por em prática aquilo que Ele nos ensinou: o Bem e o Amor ao próximo!
Oportunidades para fazer isso é o que não nos falta!
João 14:12
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.”
Paz!
=]
3 comentários:
Fala rapaz! Concordo com voce, Deus poderia tirar nosso poder de escolher que caminho seguir, mas não existe amor sem escolha... E nós que temos a responsabilidade pelo que escolhemos na vida, por isso a humanidade está assim.
Mas felizmente, como você mesmo disse, Deus transforma maldição em bênção, até mesmo o sofrimento que o mundo passa serve como oportunidade de nós manifestarmos o amor dEle e assim aprendermos um pouco mais!!
Abração! =D
o problema nao é deus mas sim nós...isso é fato!
Sem falar q nossa concepçã de bondade é sempre algo meio "paraíso", e dizem "se deus fosse bom, ou existisse ele faria a vida ser um paraiso"....bom ele fez....tornará a fazer...novos ceus e novas terras..
Deus abençoe maninho e como sempre digo...
transforme cada palavra dita aqui em atitude realizada na vida...sempre!!!! e assim, faremos diferença!
bye bye
É isso mesmo maninho é fácil colocar a culpa no nosso criador sempre que as coisas vão mau o pimeiro a ser apontado é o senhor.Mais eles não procuram enxergar que ele nos deu o poder de escolher que caminho a seguir, então o ser humano escolhe os caminhos errado e a culpa é de Deus infelizmente é assim.Mais cabe a seus filhos mostrar a verdadeira vontade de Deus pra quem não conhece que é boa,prefeita e agradável.
É isso aí maninho que Deus continue te usando para esclarecimento da palavra de Deus e com isso eles parem de culpá-lo..
Aquele abraço meu caçulinha..
Postar um comentário