Páginas

Trindade

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

“Quem me dera ao menos uma vez entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”

A frase acima foi retirda da música “Índios” do grupo Legião Urbana.
O bom dessa frase é que ela expressa algo em que muitos acham impossível existir e outros, embora acreditem, não conseguem explicar.

Mateus 28:19
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Acreditamos em um Único Deus, constituído de Deus (o Pai), Jesus (o Filho) e o Espírito Santo. Para ficar mais clara a essência de Deus, vamos olhar um pouco para nós:

Gênesis 1:26
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”

O Ser Humano por ter sido feito à imagem e semelhança de Deus, herdou essa natureza Trina, sendo assim, a melhor forma de entender a Trindade de Deus é olharmos para nós mesmos.
A trindade do homem:
Nós somos constituídos por Corpo, Espírito e Alma. Para ficar mais claro definiremos cada um:
  • Corpo: É o nosso espaço físico. Nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são as nossas portas para interagir com o mundo a nossa volta.
  • Espírito: Já faz parte do nosso espaço metafísico (a palavra está sendo usada no sentido de “além do físico”). O Espírito está relacionado com a nossa mente, ou seja, nossa razão, nosso pensar. O Espírito é assim responsável por nossas decisões, nossas análises do que é certo e errado, com base nas consequências de cada atitude nossa.
  • Alma: Também englobada pelo metafísico, é o âmago do Ser Humano. A Alma é o centro de nossos sentimentos: amor, raiva, medo, ansiedade e etc. A Alma é a nossa essência.

Obs.:Apesar de bem próximos, não podemos confundir Alma e Espírito

Hebreus 4:12
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Hoje em dia muitos de nós temos nos preocupado somente com o nosso corpo ou então somente com o nosso espírito (a nossa inteligência). Não estou dizendo que a preocupação com o corpo e com o espírito sejam erradas, muito pelo contrário, são muito importantes. O que nós não podemos deixar é de cuidar da nossa Alma.

Gênesis 2:7
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

A nossa Alma é oriunda de Deus, ela anseia pelas coisas de Deus, pela Paz e pelo Amor de Deus. Assim como um filho que sente falta da presença dos pais que o ama, a nossa Alma sente-se vazia se não estiver perto de Deus, o seu criador, o seu Pai.

Salmos 42:2
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

A Alma, por ser o âmago do Ser Humano, influencia no propósito do Corpo e do Espírito:

* Somente quando a nossa Alma está ligada a Deus é que em nosso Corpo pode ser cumprido o propósito de Deus: Fazer o nosso Corpo ser Templo do Espírito Santo

I Coríntios 6:19
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

*A nossa Alma ligada a Deus transforma para melhor o nosso Espírito

I Coríntios 2:16
"Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."



{Que esta postagem venha não só esclarecer como é possível que Deus seja ao mesmo tempo três, mas que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Dele, para vivermos segundo o Seu Amor e Propósito.
O tema é abrangente e caso haja alguma dúvida, algo que você não concorde ou queira adicionar, deixem como comentário.}


I Tessalonissences 5:23
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Paz!
=]

5 comentários:

Elô disse...

A única coisa que ainda me incomoda não é que são 3, mas como um pode saber de algo e o resto não...
Nós somos corpo, alma e espírito.. Mas tudo ta unificado de tal forma que nada se mantém em segredo pro resto entende? Mas uma coisa eu sei.. certas coisas só Ele sabe e nao cabe a nós discutir... =D Gostei da postagem LÊ!

Leandro Santos disse...

Acho que vc ta falando de Marcos 13:32, do dia da volta de Jesus Cristo! Então, é uma boa questão...
rsrssrs
Assim, o que eu entendo e exatamente o que ocorre com a gnt! Um exemplo é quando a gnt passa por uma fase difícil, em que tudo
aparentemente da errado, nossa mente não vê solução lógica e nosso corpo está fraco, sem força pra lutar! Apesar disso tudo, a nossa Alma fica em Paz,
pois ela confia que na hora certa virá a solução! É algo que vem da Alma! O Corpo e o Espírito sentem, mas não podem explicar!
Resumindo é isso, assim como nossos sentimentos será o Dia da Volta de Jesus, é algo que todos sente, mas que apenas Um pode explicar exatamente!
Não sei se ficou claro, mas tentei!
Se alguém quiser dar uma ajudinha...
Valeu pelo comentário, Elô!
=]
Paz!

LUDMILA BARBOSA disse...

Há uns 10 anos atrás, quando aceitei a Cristo, não entendia esse conceito de trindade e demorei a entender, mas esse modo que você colocou foi exatamente o modo em que comecei a compreender, usando a trindade do homem como exemplo, fica fácil quando se consegue definir a diferença entre alma e espírito, que tantos acham ser a mesma coisa. O Espírito faz parte do lado mais sobrenatural, enquanto a alma está ligada ao corpo, exatamente como você colocou aqui. Realmente esse é um assunto muito interessante, considerando que alguns ainda tem dificuldade de entender, mas é como já comentaram aqui, há certas coisas que jamais entenderemos, que só Deus pode explicar. Interessantíssimo esse post, principalmente para discussão e imposição de opiniões... vou parar por aqui, senão não paro mais de escrever. Um grande abraço!!!

Pep disse...

esta explicação parte do principio que cremos na tricotomia do ser.... caso sejamos "dicotomistas" como alguns bons calvinistas, entao todo este estudo não explicaria a trindade...

acho q explicar a Deus olhando pra nos nao é a melhor coisa, o melhor é explicar os homens olhando pra deus..

belo blog...deus abençoe meu irmão

Leandro Santos disse...

Obrigado pelos posts!

A respeito da tricotomia ou dicotomia, a passagem de I Tessalonissences 5:23 mostra que a Bíblia repalda a interpretação de haverem 3 componentes do Ser Humano e sendo assim, a relação da Trindade Divina com a trindade humana!

Na verdade a intenção não foi explicar a Deus, e sim esclarecer uma questão de como pode sim haver um Deus que ao mesmo tempo é três, usando um exemplo tangível para isso (o melhor exemplo já que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus).

Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo post!
=]

Postar um comentário

 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010