Páginas

A parábola do filho perdido (parte I)

domingo, 29 de novembro de 2009

 Escrito por Leandro  

Para que não fique muito extenso, essa mensagem será dividida em duas partes. Ela irá falar de um texto que muitos conhecem, mas que se você não conhece não fará diferença, pois você conhecerá um pouco mais da natureza de Deus e de seus ensinamentos.

Lucas 15 : 11 a 14

 1° Ponto: “Mesmo estando na igreja você não estará impossibilitado de cometer  atitudes erradas”

     O filho mais novo MORAVA com o pai e mesmo assim ele resolveu sair de casa. Não basta simplesmente ir a igreja, é necessário uma relação íntima com Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Ele soube exatamente a qual distância do sol à terra para que fosse possível a nossa existência, sabe também quais são as melhores escolhas que podemos tomar.
     Uma outra observação que deve ser feita é que era muito incomum um filho judeu mais novo pedir a sua parte na herança, que nós não devemos nos ter como “super crentes” e sim vigiarmos para que nunca venhamos a sair da sua proteção.

2° Ponto: “Uma vida longe do Pai”

Lucas 15: 14 a 19

Quantos são criados com base nos ensinamentos de Cristo e, de repente, resolvem, assim como o filho mais novo, tomar um rumo totalmente oposto em sua vida?
O inicio foi estimulador, muitas festas, bebidas e etc. Porém isso tudo só serviu para atrasar a vida dele. O filho mais novo simplesmente perdeu TUDO O QUE ELE TINHA GANHADO DO PAI! Ele estava com fome e passando necessidade! Ele que tinha condições de ter porcos e servos cuidando dos seus porcos, passou a cuidar dos porcos de outras pessoas (vers 15). Vale ressaltar que para um judeu, desde a antiguidade, esses animais significavam impureza, imundícia, ou seja, o filho mais novo estava na lama, no fundo do poço. Deus quer que isso seja entendido no sentido espiritual, ele não quer que o seu ser fique vazio, fique necessitando de algo que o complete. Ele quer que você encontre essa Paz, esse “algo” que falta para você ser feliz.
   
3° Ponto: “Deus não irá te obrigar a ficar com Ele”
    
  Lucas 15:17

Um pai sempre sabe as características de um filho, e com certeza esse pai sabia em qual nível de responsabilidade o seu filho mais novo estava. Mesmo sabendo que o filho não levaria uma vida produtiva longe dele, o pai deixou ele ir. Assim é Deus! Em uma grande demonstração de livre arbítrio, Ele não vai te obrigar a seguir com Ele, mesmo sabendo o que te aguarda no futuro.
Deus não vai te obrigar a tomar as atitudes que Ele recomenda, mesmo que as suas decisões independentes gerem grandes problemas, como os do filho mais novo.
Isso não vai acontecer porque Deus é um “Deus malvado”, isso acontece porque, assim como diz no vers 17, foi através das consequências de uma atitude errada que o filho mais novo pode refletir sobre como era boa a vida ao lado do Pai.

Na próxima semana colocarei outros 3 pontos desta passagem...

Fiquem na Paz de Deus, que excede todo o entendimento!
=]

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010