Páginas

Como Vencer a Velha Natureza ?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Todo Cristão tem duas naturezas :

* A Velha Natureza , que sempre a tivemos desde o dia do nosso nascimento.
* A Nova Natureza , que recebemos ao nascer de novo, ou seja, quando nos batizamos.


Como é a nossa Velha Natureza ou Velho Homem?

Por melhor que fôssemos antes de nos convertermos, nossa velha natureza era má e só pecava contra Deus. Ao nos convertermos, ela não muda a sua maneira de ser. Continua sendo má e pode nos levar a pecar contra Deus. Ela continua existindo. O que não podemos mais é nos deixar guiar por ela e viver no pecado, desagradando a Deus continuamente e caminhando para a morte.


Então o que devemos fazer? Colossenses 3:5-10

Cabe a nós, diariamente, fazer morrer nossa velha natureza. É trabalho nosso não nos deixar dominar por ela, pois, se assim acontecer, seremos levados de volta às velhas práticas, como lemos no texto.

Lembre-se : A sua velha natureza existe, mas você pode controlá-la !

Como é a nossa Nova Natureza ou Novo Homem ?

Nossa nova natureza nasce com a entrada do Espírito Santo em nossa vida. É ele quem nos move a obedecer a Deus ( Gálatas 2:20 ). É a presença de Cristo em nós, através do seu Espírito, que nos leva a agradar a Deus. A nova natureza é a natureza do próprio Cristo, e nós precisamos nos apropriar desta natureza, isto é, confiar em Cristo para que Sua natureza se expresse através de nós.
Por isso é que existe e sempre existirá uma luta dentro de cada um mde nós ( Gálatas 5:16-17 ). É uma guerra que teremos que enfrentar enquanto vivemos aqui nesta vida. Paulo explica isso com sua própria maneira de viver ( Romanos 7:15-25 )

O que fazer para vencer a Velha Natureza ?

1°- Devemos reconhecer pensamentos e ações que vêm da velha natureza para poder combatê-los com a ajuda do Senhor.

2°- Efésios 4:17-22 : Despojar-se da velha natureza. Você não pode mais viver como vivia. Você é uma nova criatura. Suas amizades passam a ser outras. Sua maneira de se divertir passa a ser outra. Tudo muda quando você nasce de novo.

3° - Efésios 4:23 e 24: Revestir-se da nova natureza criada por Deus e viver de acordo com as regras do Reino de Deus, do qual você é parte agora.

3 comentários:

Léia Silva disse...

Pesquisando sobre a velha natureza, encontrei seu blog.
Parabéns, ja estou seguindo!

fabio henrique mesquita de sousa disse...

Parabéns sábias palavras

Edivano Sousa da Silva disse...

Muito bom esse estudo

Postar um comentário

 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010