Páginas

História ou Estória?!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Jesus em Mateus 16:15
“Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?”


E nós?! Quem temos dito ser Jesus Cristo?! Alguém que mudou a história ou apenas uma estória?!


Ponto Importante: A Bíblia não será usada NESTA postagem como justificativa histórica para não haver desconfiança quanto a influencia do fator Fé no legado dos escritores que serão citados..


Primeiro ponto: AC/DC
Se fosse apenas um mito, como Cristo poderia ter se tornado tão importante, a ponto de dividir a história, em antes e depois dEle?! Mesmo que o termo sofra flexões, e adote-se o “antes era cristã/depois da era cristã”, não há desacordo quanto ao fato de se tratar de um ponto extremamente relevante para nossa história. Apesar da base dos ensinamentos difundidos já estarem sendo pregados anteriormente, é notável que aconteceu algo que fizesse com que essas doutrinas se difundissem de tal forma a marcar o modelo de contagem histórica. (Vale a pena ressaltar que muitas das guerras e outras afrontas a Paz, mesmo que tenham DITO ser em nome de Jesus, não correspondem aos verdadeiros ensinamentos de Cristo, que já foram expostos em temas anteriores. Sendo assim, não considere o Cristianismo [seguidores de CRISTO] como a fonte de guerras e outros males, considere como fonte HOMENS que não conhecem verdadeiramente o que Jesus veio pregar [a Paz e o Amor])

Segundo Ponto: Por que poucas fontes?!
Muitos questionam a “pouca” fonte de referencia histórica a cerca de Jesus Cristo. Há uma explicação para isso: Em 70 d.C. Os romanos invadiram e destruíram Jerusalém e a maior parte de Israel. Assim, não é de se espantar que houveram perdas indescritíveis no que tange as referencias a Jesus, tendo em mente que o seu maior legado estaria localizado na região que foi destruída. Pessoas que presenciaram os milagres, anotações, dentre tantas outras coisas que nos trariam referência a Jesus Cristo, foram dizimadas.

Terceiro e mais importante ponto: Então não há referencias?!
Ao contrário do que muitos pensam, há, fora da Bíblia referencias a Jesus Cristo:

*Flávio Josefo:
Importante historiador judeu, citou sobre Jesus:
“Por esse tempo apareceu Jesus, um homem sábio, que praticou boas obras e cujas virtudes eram reconhecidas. Muitos judeus e pessoas de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos o condenou a ser crucificado e morto. Porém, aqueles que se tornaram seus discípulos pregaram sua doutrina. Eles afirmam que Jesus apareceu a eles três dias após a sua crucificação e que está vivo. Talvez ele fosse o Messias previsto pelos maravilhosos prognósticos dos profetas”(Josefo, "Antiguidades Judaicas" XVIII,3,2)

*Júlio Africano / Talo
Talo, historiador samaritano, escreveu em 52A.D (= d.C) porém alguns escritos se perderam. Apesar disso temos acesso ao que ele escreveu através de citações de outros escritores, por exemplo Júlio Africano, que escreveu sobre a escuridão ocorrida na crucificação de Jesus Cristo:
“Talo, no terceiro dos livros que escreveu sobre a história, explica essa escuridão como um eclipse do sol” (Escritos Existentes, 18).
Esse fato não poderia ter ocorrido a não ser por um milagre. O eclipse solar só pode ocorrer em época de lua nova, na qual a lua se encontra entre o sol e a terra. Na páscoa, época da crucificação, é época de lua cheia, na qual a terra se encontra entre o sol e a lua, sendo assim nada de âmbito natural, poderia ter encoberto o sol, da forma como Talo afirmou e Júlio citou.
Só uma relação:
Lucas 23:44
E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona
,
escurecendo-se o sol;”

*Plínio Segundo, Plínio o Jovem
Governador da Bitínia, na Ásia Menor (112 A.D.), Plínio escreveu ao imperador Trajano, solicitando orientação sobre como tratar os cristãos. Na carta ele explicava que vinha matando homens e mulheres, meninos e meninas. Eram tantos os que estavam sendo mortos que tinha dúvidas se deveria continuar matando todos os que se descobrisse serem cristãos ou apenas determinados cristãos. Ele explicou que fizera os cristãos se curvarem perante as estátuas de Trajano. Prossegue dizendo que ele também "os fez amaldiçoarem a Cristo, o que não se consegue obrigar um cristão verdadeiro a fazer". Na mesma carta ele fala das pessoas que estavam sendo julgadas: "Eles afirmavam, no entanto, que sua única culpa, seu único erro, era terem o costume de se reunirem antes do amanhecer num certo dia determinado, quando então cantavam responsivamente os versos de um hino a Cristo, tratando-o como Deus, e prometiam solenemente uns aos outros a não cometerem maldade alguma, não defraudarem, não roubarem, não adulterarem, nunca mentirem, e a não negar a fé quando fossem instados a fazê-lo" (Epístolas X.96).
Nessas citações de Plínio, observamos práticas primitivas de adoração a Jesus Cristo como sendo Deus e também observamos a ética que eles possuiam quanto aos ensinamentos de Jesus, ética que tem faltado, e muito, a pessoas que apenas falam ser cristãs.


Essas foram apenas algumas fontes históricas a respeito de Jesus Cristo, seus seguidores e de seus ensinamentos, ainda existem outras que não haverá espaço para cita-las.
Que essa postagem venha nos fazer a refletir sobre Jesus Cristo e venha nos trazer curiosidade quanto ao que Ele realmente ensinou e a maneira como Ele mudou o curso do mundo. Que retornemos a essência do Cristianismo, citada por Plínio: “....a não cometerem maldade alguma, não defraudarem, não roubarem, não adulterarem, nunca mentirem, e a não negar a fé quando fossem instados a fazê-lo”

Paz!


Oséias 6:1
"Vinde, e tornemos ao SENHOR..." .

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvos pela Palavra | by TNB ©2010